A Fazenda Santa Marta é um lugar de marcado por conflitos e conquistas. Tem uma área de aproximadamente 1200 hectares na região oeste de Santa Maria (RS) que foi desapropriada pelo Estado do Rio Grande do Sul em 1978 e que nos anos de 1980, teve 39 hectares utilizados para a construção da Cohab Santa Marta.

Em 1984, foi autorizada a doação (cf. Lei Estadual 7933/1984) de aproximadamente 340 hectares para a Companhia de Habitação do Estado do Rio Grande do Sul – Cohab a fim de que fosse construído, no prazo de 05 anos, um onjunto residencial, o que não se efetivou, fazendo valer a pena de retorno de domínio da área para o Estado do Rio Grande do Sul.

O não cumprimento dessa promessa em favor de moradias populares foi um dos motivos pelos quais, no dia 7 de dezembro de 1991, famílias integrantes do Movimento Nacional de Luta pela Moradia, ocuparam uma área da Fazenda Santa Marta.


A comunidade da Nova Santa Marta "ocupação ocorrida em terras públicas na história do estado do Rio Grande do Sul, constitui-se num marco para as classes populares, sobretudo para os movimentos de luta pela moradia” (Botega, op.cit., p.59).

Se você tem mais informações, notícias, fotos... sobre a história da Nova Santa Marta mande um e-mail para: snvanessa@gmail.com

5 Comments:

  1. Anônimo said...
    Olá!!!

    Conte um pouco da sua história na comunidade.
    Alcimari Soares Pereira said...
    Este comentário foi removido pelo autor.
    Alcimari Soares Pereira said...
    Olá, pessoal!
    As profes das terceiras séries, da Escola Marista Santa Marta, estão muito felizes pelo sucesso da atividade realizada no Centro Ecumênico.
    Agradecemos a todos que estiveram presentes.
    Abraço!
    Anônimo said...
    Saudações!
    É isso aí, Mari! Faço minhas as suas palavras e digo mais... Nossa atividade foi simplesmente SHOW DE BOLA!!!!!!!
    Ações como esta que realizamos hoje fazem a diferença!
    Abração!
    Josiane Machado
    Anônimo said...
    Fiquei muito feliz pelo sucesso que foi esta atividade para a comunidade. Parabéns a todos que participaram!!!

Post a Comment



BlogBlogs.Com.Br